Coleta Seletiva, Energia Renovável, Sustentabilidade

Portugueses passaram a reciclar o dobro em dez anos

Numa espécie de balanço, a Sociedade Ponto Verde (SPV) dá nota positiva à consciência dos portugueses quanto à reciclagem. Afinal, no espaço de dez anos, no fluxo urbano, passaram a reciclar-se 442 mil toneladas , enquanto dados de 2005 a que o i teve acesso davam conta de um número que não ultrapassava as 209 mil toneladas.

Estes são números que chegam à empresa através de estudos de observação. “Andamos literalmente a mexer no lixo das pessoas”, refere o diretor-geral da empresa, Luís Veiga Martins, lembrando que, se os dados fossem baseados em inquéritos feitos por telefone, os resultados seriam melhores. “Parece que as pessoas têm vergonha de assumir que não reciclam”, acrescenta. Mesmo assim, são já 71% os lares portugueses que reciclam, 12% dos quais apenas de forma parcial.

Quanto à atribuição de licença para a gestão de resíduos de embalagens, processo que se arrasta já desde 2011, a SPV espera que o processo fique concluído este ano. Recorde-se que, atualmente, só esta empresa detém licença de gestão de resíduos, mas o ministro do Ambiente já mostrou intenção de que exista um concorrente. M.C.

 

Fonte: http://www.ionline.pt